top of page

Trend 2023 - Gravata Feminina


Fevereiro e março foram meses agitados no mundo da moda. Dias de muitos desfiles, tendências e glamour pelas Fashion Weeks mundo afora - Nova York, Londres, Milão e Paris!


Se você ama, trabalha e "respira" moda, eu diria que a Fashion Week é a Disney para nós, consultoras de imagem e estilo e, claro, Fashion Lovers! E o que mais a gente vê nas passarelas e no street style, são peças e acessórios que, logo, logo serão "febre" por todo canto do planeta!


São diferentes tecidos, texturas, cores e acessórios, que nossos estilistas e grifes favoritas trazem nesses dias e meses, de Fashion Weeks!

Esse ano, a trend sai do lado masculino do roupeiro e deve ocupar um espacinho no feminino, também. A gravata no look feminino é o acessório da vez! Será que essa "moda" pega?


Por aqui, rola uma certa curiosidade nesse visual mais criativo, moderno e despojado!


Os desfiles em NY - London - Milan - Paris deixaram claro que essa trend é possível, sim, usar em um look mais interessante do que simplesmente no mood "formal"que a gravata representa.


# A HISTÓRIA DA GRAVATA


No final do século XVII, os franceses adaptaram a peça do vestuário de um regimento croata, onde usavam com um cachecol de linho e musselina que mantinha o pescoço fresco no verão e quente nos dias mais amenos de inverno (quando o frio se intensificava, era trocado por um modelo de lã).


Na França, a gravata era fabricada em uma textura mais "leve e elegante", como a linha e a renda.

Guerra dos 30 anos (1618-1648): chegada de croatas à França chamou atenção da população local para um detalhe: o lenço no pescoço.

Mas, foi bem antes disso que surgiram as primeiras peças, no século I a.C., soldados romanos usavam algo parecido: um cachecol úmido, amarrado no pescoço nos dias mais quentes. Com o fim do Império Romano, esse hábito foi "deixado"de lado e só a gravata (re)surge num novo século e novo mood.




Com o passar dos séculos, a era industrial revolucionou a indústria têxtil e trouxe a versão mais funcional e tradicional da gravata.

A gravata ultrapassa séculos e ganha versão moderna.

A "nova" versão desse acessório era e, ainda é, mais usada por homens. Antigamente, membros da realeza, alta sociedade usavam como forma de mostrar a importância do seu cargo e nome/sobrenome, além de ser elegante, claro! Hoje, a gravata ainda mantém o mood formal no visual masculino e ganha notoriedade e um toque de glamour nos eventos, como em casamentos e premiações nacionais/internacionais.





# A GRAVATA NA PRODUÇÃO FEMININA


Mas, e onde entra a gravata na "vida e universo" feminino?


Das revolucionárias dos anos 1920 às estrelas de cinema do século XX, mulheres mais ousadas e audaciosas, com certeza, destacam-se dando esse grito de liberdade! O acessório "gera" empoderamento, confiança e "apimenta" o sex-appeal feminino.




Usar gravata não é um ato de rebeldia, não! É um grito de liberdade! Obrigada, Yves Saint Laurent e seu famoso smoking por "repaginar"esse dress code e desmistificar esse pré-conceito careta!! Hoje, a gravata, poderíamos dizer, que é mais comum do que se pensa. A trend veio só para "matar a nossa vontade"de usar um look diferentão. Quem não quer um visual ano 2000, típico de Avril Lavigne e Blake Lively, em Gossip Girl? Ou uma personagem da série espanhola Elite, da Netflix que usa o acessório num mood mais 2023?



# AS GRAVATAS E AS 12 ESTAÇÕES


E se você ficou curiosa e com vontade de montar um look usando gravata nas cores da sua paleta, vem com a gente e "manda ver" com essas sugestões nas cores das 12 estações do método sazonal expandido:



Aqui os tons são claros e delicados e, não poderia ser diferente na escolha de suas gravatas. Do lado quente, temos as primaveras: use e abuse de tons claros, quentes e vibrantes. Afinal de contas, isso é o que empodera a sua imagem!! Verões são o lado frio no quesito baixa profundidade do método sazonal expandido. A diferença aqui, é que para os três verões (frio-claro-suave), a delicadeza vem com a suavidade, nada de tons intensos, ok?




Já, no quesito profundidade, Invernos e Outonos são "co-irmãos". Invernos precisam brilhar, então, adicione ao look uma gravata com brilho ou cores intensas e escuras! Outonos se favorecem desse escuro, porém, deixe o brilho e intensidade no quente da primavera, aqui, o opaco é melhor! Se quiser muito "brilhar", use um acessório mais distante do rosto, como sapato, cinto e bolsa!


Bora aproveitar que a semana recém começou e já corre para montar uma produção com essa trend baphônica!!


E já anota na agenda, a São Paulo Fashion Week é no mês que vem - de 25 a 28 de maio/2023. Será que vem mais trends por ai?!


Faça o download dos cards para repostar nas suas redes sociais!



look gravata feminino
.zip
Fazer download de ZIP • 2.54MB


Beijos,


Sissa Germann



88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page